Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas discute impactos e soluções ao desastre ambiental da Samarco

49a FMCBH acontece em Governador Valadares, principal cidade do curso do Rio Doce

Nos dias 18 e 19 de abril, o Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH) muda-se do seu local habitual, Belo Horizonte, para Governador Valadares com o objetivo de apresentar soluções e debater os impactos do desastre ambiental causado pela Samarco, em novembro de 2015, que contaminou todo o Rio Doce e até afluentes.

Quase 1 ano e meio depois do ocorrido, os problemas seguem muitos e as propostas de ações concretas buscam contribuir para a melhora não só da situação da bacia hidrográfica em si, mas das comunidades, das cidades e da economia das regiões afetadas. Na quarta, a CBH Rio Doce apresenta um balanço da situação atual e a Fundação Renova, a instituição formada pela Samarco para gerir os impactos do desastre, mostra o que tem feito até aqui. Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH-Manhuaçu) e secretário adjunto do CBH-Doce, Senisi Rocha, a troca de experiências é fundamental. “Nosso foco está voltado para esta questão. Os comitês estão interessados em saber o que andou de programas e projetos e colher boas práticas. Esta é uma forma de nivelar as informações entre todos os comitês, incluindo os que não fazem parte diretamente da região afetada, caso dos comitês das outras regiões de Minas Gerais”, afirma.

Uma das boas práticas mostradas será o Projeto Pecuária Neutra (PPN), em palestra de um dos seus fundadores, Leonardo Resende, também na quarta. O PPN desenvolveu uma plataforma capaz de proporcionar mais de 20 serviços ambientais, com destaque para a neutralização da principal fonte de emissões dos gases de efeito estufa da pecuária de corte e de leite. Na palestra, Resende falará sobre o sistema silvipastoril, as agroflorestas e a pecuária regenerativa, que pensa a pecuária como uma fonte de restauração e não de impacto ambiental. A diferença depende da maneira como o manejo é feito, explica Resende. “É um problema de gestão, basicamente. Precisamos inserir o homem e a produção no contexto de ferramentas que podem agregar à biodiversidade da qual o boi faz parte. Contribuímos para raízes mais fortes no solo, que melhora o controle do carbono, trabalhamos o ciclo hídrico, o balanço de energia e a microbiologia do solo, preservando toda a cadeia envolvida, o que é vital. Além de ser um método mais rentável com a mesma quantidade de área”, ressalta.

Confira a programação completa do evento, que é aberto ao público em geral interessado nos temas tratados. Conheça também o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Serviço:

49a Reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas

Data: 18 e 19 de abril de 2017

Local: Prefeitura Municipal de Governador Valadares

Endereço: Rua Marechal Floriano 905, Centro, Governador Valadares (MG)

Horário: de 13h às 17h (18 de abril) e de 9h às 17h (19 de abril).

Sobre o FMCBH

Instância Colegiada formada pelo conjunto dos comitês legalmente instituídos e das comissões Pró-Formação de comitês no âmbito do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos de Minas Gerais – SEGRH MG, que tem o objetivo de articular com o conjunto de órgãos e entidades do Sistema Estadual de Meio Ambiente – SISEMA e secretarias de Estado, a integração e o funcionamento dos CBHs de forma sistêmica em todas as regiões do Estado; apoiar o desenvolvimento de debates sobre temas de importância estadual e nacional para a gestão compartilhada, integrada e sistêmica das águas; e, fomentar a troca de experiências dos diferentes comitês de bacias hidrográficas constituídos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s